Descubra a estratégia adotada pelas principais marcas globais para conquistar a mente e o coração dos clientes, com sugestões práticas para aplicar em seu negócio e recomendações de livros para aprofundamento.
Branding é o conjunto de ações que se alinham ao posicionamento, propósito e valores da marca, com o objetivo de despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes que serão cruciais para a escolha da marca pelo cliente no momento da decisão de compra. Quando pensamos em uma marca, além de nome, cores, letras e formas, também nos lembramos de sensações e lembranças, e é exatamente essa a função do branding. Desde a criação do logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles e pessoas que a representam, tudo contribui para a construção da personalidade da marca na mente do consumidor, criando percepções e sensações que ajudam na criação de valor além do produto. Branding é mais do que o produto, é a identidade da marca, a criação de significado por meio de símbolos.
Qual a importância do branding?
A importância do branding se tornou essencial com o aumento da competitividade global, onde demonstrar diferenciação de marca se tornou uma necessidade, bem como ter um propósito que vá além do simples posicionamento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, quando uma marca consegue se conectar genuinamente com seu consumidor por meio do seu propósito, a percepção de preço pode ser alterada. 67% dos entrevistados afirmaram estar muito dispostos a adquirir um produto de uma marca que se conecte com eles através de um propósito comum e estão dispostos a pagar mais por isso, pois percebem valor real nessa compra. Ter uma marca com personalidade e propósito, criando identificação com as pessoas, suas histórias e causas, é a chave para proporcionar boas experiências de marca, o que é fundamental para a recomendação, uma das mais poderosas ferramentas para a aquisição de novos clientes
Como fazer um trabalho de branding com Marketing Digital
O conceito de branding surgiu antes do Marketing Digital, mas com a evolução da tecnologia, o Marketing Digital trouxe novas possibilidades para a gestão de marca. O digital branding é uma abordagem que tem como objetivo criar e manter a identidade da marca no ambiente digital.
Hoje em dia, as empresas têm acesso a canais personalizados e com menor custo para se relacionar com o público-alvo, além de oferecer diferentes formas de compra. Existem diversas maneiras de trabalhar o branding na internet, e as iniciativas podem ser divididas em dois grupos:
Identidade Visual
A identidade visual é composta por elementos visuais da marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor. A logo, estilo de fotos, fontes, cores, entre outros, devem estar alinhados para que a associação com a marca seja rápida e eficiente.
Algumas dicas importantes para a identidade visual de uma marca são: adequar o logo para o ambiente digital, criar um manual de marca com todas as cores, fontes e versões da logo, e determinar uma unidade de estilo para as fotos e imagens da marca.
Estratégias de marketing digital
As estratégias de marketing digital ajudam a promover a marca e a criar conexões com o público-alvo. As redes sociais, por exemplo, são ótimos canais para criar uma presença digital forte e criar engajamento com os seguidores.
Outras dicas importantes são: produzir conteúdo relevante e de qualidade para o público-alvo, fazer anúncios online direcionados para o público-alvo, monitorar as menções da marca nas redes sociais e responder aos comentários dos seguidores.
Ao adotar essas práticas, a marca poderá criar uma identidade forte e conquistar a mente e o coração dos consumidores, o que é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Estratégia
A estratégia é responsável por transmitir os valores intangíveis da marca, como seu propósito. A percepção criada pela estratégia ocorre em um nível mais profundo, onde o consumidor se identifica não apenas com o estilo da marca, mas com seus valores, estabelecendo uma conexão mais forte.
Personalidade da marca
Qual é a personalidade da sua marca? Que adjetivos a definem? Se sua marca fosse uma pessoa, como seria? Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara.
Tom de voz
Qual é a linguagem usada pela sua marca? É descontraída? É especializada? É importante adequar a linguagem ao público-alvo. Pesquise quais termos são usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote aqueles que fazem sentido para sua marca. A linguagem escrita e por meio de emojis é uma ferramenta poderosa de conexão.
Canais
Onde está seu público? Quais canais ele utiliza para se relacionar com outras marcas e pessoas? Existem vários canais nos quais você pode se relacionar, como WhatsApp, e-mail e redes sociais. Lembre-se de que não é necessário estar presente em todos os canais, mas sim nos que têm um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.
Recomendamos que você comece criando um site para incluir sua empresa nos resultados de busca que os clientes realizam. Lembre-se de que todas as novidades que sua marca lançar devem estar no seu site ao mesmo tempo.
O segundo passo é criar uma fan page no Facebook, que é atualmente a maior comunidade online do mundo. Ela ainda permite a integração completa com outras redes sociais da família do Facebook, como o Instagram e o WhatsApp.
O Facebook é um excelente canal de relacionamento com o cliente e divulgação.
Conteúdo
Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda apenas sua marca a se destacar nas buscas, mas também a ter visibilidade e autoridade no mercado. Você pode aprender como criar uma estratégia de conteúdo no kit Produção de Conteúdo: Teoria e prática.
Ao aplicar os conceitos de unidade visual do branding, lembre-se de que seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais.
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