O que é branding, dicas para sua gestão de marca e estratégias para trabalhar a identidade da sua empresa.

Descubra a estratégia adotada pelas principais marcas globais para conquistar a mente e o coração dos clientes, com sugestões práticas para aplicar em seu negócio e recomendações de livros para aprofundamento.

Qual a importância do branding?

Branding

Como fazer um trabalho de branding com Marketing Digital

Hoje em dia, as empresas têm acesso a canais personalizados e com menor custo para se relacionar com o público-alvo, além de oferecer diferentes formas de compra. Existem diversas maneiras de trabalhar o branding na internet, e as iniciativas podem ser divididas em dois grupos:

Identidade Visual

A identidade visual é composta por elementos visuais da marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor. A logo, estilo de fotos, fontes, cores, entre outros, devem estar alinhados para que a associação com a marca seja rápida e eficiente.

Algumas dicas importantes para a identidade visual de uma marca são: adequar o logo para o ambiente digital, criar um manual de marca com todas as cores, fontes e versões da logo, e determinar uma unidade de estilo para as fotos e imagens da marca.

Estratégias de marketing digital

As estratégias de marketing digital ajudam a promover a marca e a criar conexões com o público-alvo. As redes sociais, por exemplo, são ótimos canais para criar uma presença digital forte e criar engajamento com os seguidores.

Outras dicas importantes são: produzir conteúdo relevante e de qualidade para o público-alvo, fazer anúncios online direcionados para o público-alvo, monitorar as menções da marca nas redes sociais e responder aos comentários dos seguidores.

Ao adotar essas práticas, a marca poderá criar uma identidade forte e conquistar a mente e o coração dos consumidores, o que é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Estratégia

A estratégia é responsável por transmitir os valores intangíveis da marca, como seu propósito. A percepção criada pela estratégia ocorre em um nível mais profundo, onde o consumidor se identifica não apenas com o estilo da marca, mas com seus valores, estabelecendo uma conexão mais forte.

Personalidade da marca

Qual é a personalidade da sua marca? Que adjetivos a definem? Se sua marca fosse uma pessoa, como seria? Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara.

Tom de voz

Qual é a linguagem usada pela sua marca? É descontraída? É especializada? É importante adequar a linguagem ao público-alvo. Pesquise quais termos são usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote aqueles que fazem sentido para sua marca. A linguagem escrita e por meio de emojis é uma ferramenta poderosa de conexão.

Canais

Onde está seu público? Quais canais ele utiliza para se relacionar com outras marcas e pessoas? Existem vários canais nos quais você pode se relacionar, como WhatsApp, e-mail e redes sociais. Lembre-se de que não é necessário estar presente em todos os canais, mas sim nos que têm um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.

Recomendamos que você comece criando um site para incluir sua empresa nos resultados de busca que os clientes realizam. Lembre-se de que todas as novidades que sua marca lançar devem estar no seu site ao mesmo tempo.

O segundo passo é criar uma fan page no Facebook, que é atualmente a maior comunidade online do mundo. Ela ainda permite a integração completa com outras redes sociais da família do Facebook, como o Instagram e o WhatsApp.

O Facebook é um excelente canal de relacionamento com o cliente e divulgação.

Conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda apenas sua marca a se destacar nas buscas, mas também a ter visibilidade e autoridade no mercado. Você pode aprender como criar uma estratégia de conteúdo no kit Produção de Conteúdo: Teoria e prática.

Ao aplicar os conceitos de unidade visual do branding, lembre-se de que seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais.

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